(Foto: Divulgação)
Embora as redes sociais tenham noticiado a reprise de "Cobras e lagartos"
no horário vespertino, entrou no ar (de novo!) "O cravo e a rosa"
Olá, galera. A Globo mais uma vez (pra variar!) frustrou os telespectadores. Durante a exibição da novela "O profeta" na sessão "Vale a pena ver de novo", as redes sociais noticiavam a reprise de "Cobras e lagartos" no horário vespertino. A trama de João Emanuel Carneiro era ansiosamente aguardada pelos noveleiros. Eis que pouco antes do término da novela protagonizada por Thiago Fragoso (o vidente Marcos), a emissora soltou tímidas chamadas apresentando a re-reprise de "O cravo e a rosa" (exibida originalmente em 2000). Embora seja um estrondoso sucesso de audiência e crítica, foi um balde de água fria para o público.
Um pouco sobre o "Vale a pena ver de novo"
Criado em 1980, a sessão "Vale a pena ver de novo" proporcionou bons momentos à tarde. O que anteriormente havia sido fator excepcional com as re-reprises de "A gata comeu”, "A viagem", "Mulheres de areia" virou quase que artifício fácil da emissora, o que despotencializou a sessão e evidenciou uma possível crise. Depois do jejum das não reprisadas veio "O profeta", com pouca potência para prender a atenção do público. Além disso, muitos atores que participaram dela estão no ar em outras novelas da casa e a emissora, entendendo seu fracasso, precisou pensar numa outra novela muito boa para segurar a sessão. Isso de uma novela ser anunciada e outra passar em seu lugar não é novidade. Pela quarta vez, a Globo anuncia oficialmente uma novela que não volta, lembra?
"Elas por elas" foi anunciada em 1984, mas em seu lugar entrou "Água viva"; "Sassaricando" foi anunciada em 1990, mas em seu lugar entrou "Pão pão beijo beijo"; e "Estrela guia" foi anunciada em 2004, mas em seu lugar entrou "Corpo dourado".
Há que se levar em conta alguns critérios para uma reexibição de uma novela (dentro da emissora carioca).
> Obras muito antigas não são reprisadas devido às qualidades técnicas.
> Só são liberadas tramas exibidas originalmente às 18 e 19h. Tais tramas são avaliadas pela Justiça, devido ao horário.
> Novelas em que autores estão em evidência, como é o caso de Walcyr Carrasco.
> Agora, claro, a TV paga pelos direitos conexos das obras, seja em trilha sonora ou em pagamento ao elenco da primeira escala. Sim, boa parte dos atores recebe um valor pela reprise da novela. Isso ocorre quando ela passa cinco anos depois de sua última exibição. Aí as pessoas perguntam: Por que a TV só reprisa novelas que passaram praticamente ontem? É porque durante os primeiros cinco anos da produção da novela os atores não recebem. Depois de cinco anos, sim.
"O horário que compreende o Vale a pena ver de novo e a Sessão da tarde é considerado como um horário frio da televisão aberta. O intervalo comercial é quem sustenta a televisão e as produções. Existe uma faixa de preços estipulada para cada horário e os da manhã e tarde oferecem preços bem menos caros às empresas e organizações. Não há uma produção em andamento. Há apenas a reexibição de um produto já feito", segundo o colunista Josuel Junior, do site Tele Dossiê.
Para quem já não curte o ritmo de reprises e re-reprises da Globo, pelo menos hoje há a possibilidade de assistir a novelas antigas na íntegra no Canal Viva, que é o sonho de qualquer telespectador. Nos últimos três anos, 13 novelas saudosas do público foram reapresentadas e o canal tem conquistado quem optou pela TV a cabo, pra não precisar esperar uma boa surpresa nas tardes da Globo. Recentemente o Viva até lançou enquete dando aos telespectadores e internautas quatro opções de novelas para serem reprisadas. As indicadas foram "O dono do mundo", "Água viva", "Fera ferida", "A indomada". A vencedora foi a segunda trama (do maravilhoso Gilberto Braga em colaboração com Manoel Carlos), um grande sucesso dos anos 80 e que voltará em setembro (farei uma matéria especial!). Uma excelente ideia. Não é difícil imaginar que futuramente não exista mais o "Vale a pena ver do novo" e que todos um dia possam usufruir do excelente Canal Viva.
De olho na curiosidade
"Dona Xepa" (1977) foi a primeira novela a ser reprisada no lançamento do "Vale a pena ver de novo". Muito antes disso, as novelas eram reexibidas logo depois de seu término.
Na próxima semana falarei sobre "Amor à vida". Abraços, galera.
> Fonte: Tele Dossiê