(Fotos: Divulgação)
Giulia Gam (Linda Inês), par romântico principal de Celulari (Raimundo Flamel)
Olá, galera. A coluna relembra um grande sucesso do horário nobre da Rede Globo. Tendo como inspiração as obras de Lima Barreto (1881-1922), "Fera ferida" conta a história de Feliciano Mota da Costa Júnior ou melhor, Raimundo Flamel (Edson Celulari com sua indefectível camisa sem gola). O rapaz retorna a Tubiacanga para vingar a morte dos pais, 15 anos antes. Escrita pelo trio Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, o folhetim alcançou números consideráveis de audiência.
A certa altura da novela, descobre-se que o misterioso Raimundo é na verdade um alquimista e que transforma ossos humanos em ouro, causando um rebuliço na cidade e aguçando a curiosidade dos poderosos e inimigos mortais do mocinho, dentre eles, Demóstenes Maçaranduba (José Wilker), pai de Linda Inês (Giulia Gam), sua namoradinha de infância e par romântico principal que fica dividida entre o amor de Guilherme Bentes (Rubens Caribé), filho do Major Bentes (Lima Duarte) e o forasteiro.
Suzana Vieira, como a hilária
Rubra Rosa, é um dos destaques da trama
Outro destaque da trama é a hilária Rubra Rosa (Suzana Vieira), que mantém um caso velado com o prefeito Demóstenes e que por sua vez é casada com o seu opositor, o vereador Numa Pompílio de Castro (Hugo Carvana). A perua é contra o namoro proibido do filho Áureo Poente (Claudio Fontana) e com Zigfrida (Deborah Evelyn), filha de Margarida Weber (Arlete Salles), tia de Flamel e uma das poucas pessoas a tomar conhecimento de sua vingança.
A trama também é marcada por realismos fantásticos. A personagem Camila (Claudia Ohana) dorme por meses a fio, o coveiro Orestes (Claudio Marzo) conversa com os mortos como se estivesse numa mesa de bar. O ápice da novela é a cena em que Raimundo transforma Linda em ouro e tudo o que mais toca pela frente. Midas à brasileira!
A deslumbrante abertura é embalada por Maria Bethânia tendo a música-tema homônima composta por Roberto Carlos. As imagens mostram a câmera subindo e descendo montanhas passando por vales e rios como se os telespectadores fossem os olhos da pantera.
Veja a abertura da novela
O elenco conta com Cássia Kis Magro, Joana Fomm, Juca de Oliveira, Vera Holtz, Paulo Gorgulho, Tonico Pereira, Ewerton de Castro, Luiza Tomé e outros. Foi a estreia de Murilo Benício e Camila Pitanga em novelas. Exibida de 15 de novembro de 1993 a 15 de julho de 1994. Direção Dennis Carvalho e Marcos Paulo.
Agradável novela. Abraços, galera.
> Fonte: Site Teledramaturgia
Personagem do Dia
Ótima interpretação: Vanoli (o saudoso Jorge Dória) em "Que rei sou eu?" (1989)