(Fotos: Divulgação)
Foi mal: Após a maciça campanha "Vem aí", Globo prometeu muito e não cumpriu
Olá, galera. O ano de 2013 chega ao fim. Posso ser chamado de enjoado, mas pensei muito em como iniciar esta coluna. O fato é que não há como indicar o que bombou neste ano, mas há que se louvar algumas atrações de outras emissoras ("A liga", "Sessão de terapia", "José do Egito", "Conexão repórter", "Gabi quase proibida"). Na Globo, a lista é grande. Ficarei só com o que não bombou. Sem dúvida, foi uma verdadeira guerra em busca da audiência. Rede Globo carregou esse fardo. A "poderosa", como é chamada pela concorrência, provou o gosto amargo do fracasso em todas as áreas.
O primeiro deslize foi "O dentista mascarado". A contratação de Marcelo Adnet foi por água abaixo. O comediante está sem função na emissora até hoje. Após a maciça campanha "Vem aí", Globo prometeu muito e não cumpriu. No horário nobre estreou "Amor à vida". A história começou bem, porém seguirá até janeiro aos trancos e barrancos. Experiência mal-sucedida do novelista Walcyr Carrasco, diga-se de passagem. A trama recebeu ordem de espichamento para o desespero dos telespectadores que não aguentam mais tanta reviravolta.
Uma avalanche de fracassos
Em junho, estreou "Saramandaia". O tão aguardado remake baseado no original de Dias Gomes teve boa repercussão, mas não obteve audiência esperada. A avalanche de fracassos começou com o "Jornal nacional" (em mais de 40 anos no ar derrapa na audiência e perde a credibilidade), "Fantástico" (apanhando do humorístico "Pânico" e do jornalístico "Domingo espetacular"), "TV Xuxa" (a loura recebeu cartão vermelho na direção artística), "Vídeo show" (que se transformou em programa de auditório), "A grande família" (que em 2014 retorna com a última temporada) e a irritante "Malhação".
Na teledramaturgia (com exceções de "Flor do Caribe" e "Sangue bom" em números satisfatórios), nada se salva. "Joia rara" e "Além do horizonte" passam por maus momentos. A audiência ainda não respondeu positivamente, mas já são perceptíveis mudanças de rumo na trama das 18h. "Joia..." é uma das atuais preocupações da Globo, assim como "Além do horizonte". O segundo folhetim leva o título de pior novela do horário das 19h.
O grande pesadelo de 2013
Atual pedra no sapato da Vênus Platinada atende pelo nome de "Além do horizonte"
Inovar sempre é preciso, esse é o lema da TV Globo em algumas de suas novelas. Exemplos como "Cordel encantado" (2011), "Cheias de charme" (2012) deram certo e caíram no gosto do público. Por outro lado, é possível citar exemplos que não deram muito certo como "Bang bang" (2005/2006) e "Tempos modernos" (2010), novelas que pretendiam inovar em seu roteiro, mas acabaram caindo na rejeição do público. Uma pena. Boas propostas.
A atual pedra no sapato da Vênus Platinada atende pelo nome de "Além do horizonte". A trama estreou há um mês e chegou a marcar apenas 14,6 pontos em 4 de dezembro, segundo dados consolidados do Ibope. Audiência extremamente preocupante para a maior emissora do país. Esse número é quase a mesma da reprise de "O cravo e a rosa", no "Vale a pena ver de novo", que alcançou 13,6 pontos. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.
Um dos problemas apontados é o enredo confuso e a escalação do elenco, protagonizada por novatos. Preocupada, a emissora está inserindo novos personagens na trama e já estuda mudanças no roteiro, sua duração também pode ser encurtada.
Modificando sua identidade
Partindo da premissa, "inovar sempre é preciso", Globo, aos poucos, está modificando sua identidade. Vinhetas, logomarcas e até uma locução feminina marcam o início da renovação. A má fase da emissora encerra o ano com mais dois fracassos: "A mulher do prefeito" e "Divertics".
Segundo Luciano Callegari, um dos principais diretores de televisão e braço-direito de Silvio Santos por décadas no SBT, "estão testando os programas no ar. Balões de ensaios. Estou errado? Globo abandonou seu padrão chamado de qualidade e partiu para, digamos, a popularização? Projeto novo? Desleixo?", ironiza Callegari.
Se o lema é inovar, vamos aguardar as novas e boas surpresas em 2014.
Desejo a todos um 2014 cheio de realizações.
> Fontes: Portal Almanaque da TV, Na Telinha
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