Publicidade

RH

"Meu Pedacinho de Chão"

Cabelos cor-de-rosa, animais de brinquedos... A inovação dando as caras

Nova novela das 18h na Globo quer ser uma opção para toda a família

Televisão  –  07/04/2014 10:32

1

(Fotos: Divulgação)

Uma deliciosa fábula da luta do bem contra o mal tem professorinha com cabelo coloridíssimo 

Olá, galera! Encantadora! Essa é a perfeita definição para a nova novela das 18, que estreia nesta segunda-feira, 7. Baseada na obra homônima de Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Edimara e Edilene Barbosa (ambas filhas do autor). A substituta de "Joia rara" contará de forma lúdica a relação de duas simpáticas crianças Serelepe e Pituca (Tomás Sampaio e Geytsa Garcia).

"Meu pedacinho de chão" será uma nova novela e não um remake, como definiu o autor. Da primeira versão da trama, exibida em 1971 em parceria com a TV Cultura, as autoras mantiveram apenas o enredo e os personagens. 

Novela inova em muitos sentidos 

Com personagens bem definidos arquetipicamente, a novela inova em muitos sentidos, desde a cenografia - com gigantescos animais de brinquedo e uma vila de verdade construída com lata no Projac; passando pelo cabelo cor-de-rosa da professorinha, até o número reduzido de capítulos (105) e de personagens (22). Inspirados em produções como "Hoje é dia de Maria", "Capitu", entre outros, o diretor Luiz Fernando Carvalho buscou referências a filmes infantis e aos clássicos contos de fadas, mesclando cinema-teatro-televisão.

O folhetim promete resgatar o público infantil, considerado esquecido na casa, o que pode ainda afugentar o telespectador, devido a uma linguagem mais rebuscada como dizem alguns internautas e até mesmo pessoas com as quais converso pelas ruas. Ou seja, será um tiro no escuro que poderá (ou não!) dar certo. 

Uma nova estratégia da Globo 

Tramas mais curtas. Um incentivo à inovação, conforme disse o diretor-geral da emissora, Carlos Henrique Schroder. A atração é uma das primeiras a integrar a nova grade da programação a partir deste mês. Durante a festa de lançamento da campanha "Vem aí", foram abordados novos conceitos e investimento em novo formato visual, tendo como mote a mudança.

O elenco reduzido conta com Osmar Prado, Antonio Fagundes, Emiliano Queiroz, Juliana Paes, Ricardo Blat, Rodrigo Lombardi, Bruna Linzmeyer, Johnny Massaro, Inês Peixoto, Paula Barbosa, Teuda Bara, Flávio Bauraqui, Kauê Souza, Fernando Sampaio, Dani Ornellas, Letícia Almeida, os estreantes Cintia Dicker, Bruno Fagundes, Gabriel Sater, Irandhir Santos, além, claro dos protagonistas mirins.

Uma deliciosa fábula da luta do bem contra o mal. Vale a pena conferir. 

_____________________________________________________
A estreia de "Dancin´days" no Canal Viva

2

Júlia Matos, interpretada brilhantemente por Sônia Braga

Afastem os móveis da sala e comecem a dançar. Também a partir desta segunda, o Viva exibirá na íntegra a novela "Dancin´days". Escrita pelo então jovem Gilberto Braga, a trama conquistou o país. Tendo como ponto de partida um argumento da saudosa autora Janete Clair, criou a história de Júlia Matos (interpretada brilhantemente por Sônia Braga). O novelista não esperava tamanha repercussão. A novela começa com a saída de Júlia da cadeia após 11 anos de detenção. O conflito inicia-se com a aproximação da ex-presidiária com a filha adolescente Marisa (Glória Pires, a revelação na época). A jovem era criada com todo luxo por Yolanda Pratini (magistralmente defendida por Joana Fomm). A difícil não aceitação da ex-detenta à sociedade é um dos pontos altos da novela.

Com direção de Daniel Filho, Dennis Carvalho, Gonzaga Blota, Marcos Paulo, JC Pieri, a trama conta com Antonio Fagundes, Ary Fontoura, Lídia Brondi, Pepita Rodrigues, Beatriz Segall, Sura Berditchevsky, Eduardo Tornaghi, Chica Xavier, os saudosos Lauro Corona, Mário Lago, José Lewgoy, Yara Amaral, Claudio Corrêa e Castro, Lourdes Mesquita, Milton Moraes, Diana Morell e outros. 

Algumas curiosidades 

A trilha sonora internacional foi uma das mais vendidas em toda a história das telenovelas, batendo o recorde anterior que era da trilha nacional de "Estúpido cupido". Destaque para o tema de abertura "Dancin´days" (Frenéticas), "João e Maria" (Nara Leão e Chico Buarque), "Amanhã" (Guilherme Arantes), entre outros temas marcantes. O nome da novela foi inspirada na boate de Nelson Motta batizada de "Frenetic Dancing Days Discothèque". O grupo As Frenéticas ganhou projeção nacional graças à telenovela.

Janete Clair informalmente supervisionava Gilberto nos textos. A personagem Áurea (Yara Amaral) foi inspirada na mãe do autor. A trama ganhou um remake em Portugal no ano passado. Em 2012, a Globo Marcas lançou um box com DVDs da novela. Charmosa e deliciosa trama. Perfeita sintonia entre elenco, texto e direção.

Sobre a possibilidade de remake no Brasil, Gilberto Braga descartou de vez a ideia, por isso deu-se a liberação da exibição do folhetim. Ainda bem! "Dancin´days" é uma obra intocável. Um sucesso que merece ser revisto várias vezes.

Abraços, galera.

> Fontes: R7, Pure people 

Personagem do Dia

3

Waldomiro Cerqueira (o saudoso José Wilker) em "Suave veneno" (1999)

Por Albinno Oliveira Grecco  –  albinnooliveira@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×