(Fotos: Reprodução/Internet)
Nunca a audiência da TV Globo, centro
do império da família Marinho, esteve tão baixa
Olá, galera! A televisão brasileira está em festa! Uma das maiores emissoras da América Latina comemora meio século de existência. Fundada pelo então presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho, a Rede Globo de Televisão completa o jubileu de ouro. Ao que consta, não há motivos pra festejar. A Vênus Platinada, como é conhecida, mergulha numa crise profunda.
Nunca a audiência da TV Globo, centro do império da família Marinho, esteve tão baixa. O "Jornal Nacional", seu principal informativo, que chegou a ter 85% de audiência, agora não passa dos 20%. Suas novelas do horário nobre estão perdendo público para similares da TV Record. No dia 1º de abril aconteceram atos em prol da cassação da concessão da emissora em diversas cidades brasileiras. O realizado no Rio de Janeiro, em frente à sua sede, no Jardim Botânico, foi o mais expressivo e contou com 10 mil pessoas. Número infinitamente maior participou, no mesmo horário, das redes sociais em que diziam "Foraglobogolpista".
Era para ser uma festa de arromba, com eventos se sucedendo em todo o país. Grande parte do que a emissora carioca preparou para comemorar seu cinquentenário, a ser completado neste domingo, 26, está mantido, mas, sem dúvida, não terá o mesmo brilho de outras épocas. Depois dos problemas verificados durante a sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem à emissora, em que três militantes em prol da democratização da comunicação tiveram que ser retirados por seguranças, as festas em locais abertos ou de acesso público estão sendo repensadas. Os cuidados se justificam.
Críticas e repúdios à parte, não posso deixar de ressaltar a grande importância que a emissora obteve ao longo dos 50 anos. Programações, novelas, coberturas jornalísticas, esporte, prestação de serviços, entre outros.
> Fonte: Pragmatismo político
Personagens do Dia
Jô Penteado (Christiane Torloni) e Rafael (Eduardo Tornaghi) em "A gata comeu" (1985). Exibida originalmente às 18h, a trama de Ivani Ribeiro completou 30 anos nesta semana. Um pretensioso e enorme sucesso dos anos 80.