Publicidade

RH

Fera Ferida

A volta do vingativo alquimista no Canal Viva

Exibida originalmente em 1993 às 20h, narra a história de Raimundo Flamel, que retorna a Tubiacanga para vingar a morte dos pais

Televisão  –  14/06/2015 10:32

3870

(Foto: Divulgação)

Flamel (Edson Celulari) e Linda Inês (Giulia Gam),

sua namoradinha de infância e par romântico principal

 

Olá, galera. A partir desta segunda-feira, 15, o cirurgião plástico dará lugar ao vingativo alquimista nas noites do Viva. "Fera ferida" é a sucessora da trama de Gilberto Braga. Houve certo descontentamento em torno da escolhida no horário cultuado por exibir tramas ainda mais antigas. Muitos telespectadores (eu também!) gostariam que "Cambalacho" ocupasse o lugar das vilanias de Felipe Barreto, porém essa substituirá "Pedra sobre pedra", à tarde, em agosto.

Exibida originalmente em 1993 às 20h e tendo como inspiração as obras de Lima Barreto (1881-1922), "Fera ferida" narra a história de Feliciano Mota da Costa Júnior, ou melhor, Raimundo Flamel. O rapaz retorna a Tubiacanga para vingar a morte dos pais, 15 anos antes. Escrita pelo trio Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, o folhetim alcançou números consideráveis de audiência.

A certa altura da novela, descobre-se que o misterioso Raimundo é na verdade um alquimista e que transforma ossos humanos em ouro, causando um rebuliço na cidade e aguçando a curiosidade dos poderosos e inimigos mortais do mocinho, dentre eles, Demóstenes Maçaranduba (José Wilker), pai de Linda Inês (Giulia Gam), sua namoradinha de infância e par romântico principal que fica dividida entre o amor de Guilherme Bentes (Rubens Caribé), filho do Major Bentes (Lima Duarte) e o forasteiro. Uma deliciosa trama!

Muitos foram os destaques 

Cássia Kis Magro usou e abusou de sua veia cômica com sua Ilka Tibiriçá. Foi um melhores trabalhos da atriz. 

O realismo fantástico é a grande atração. A personagem Camila (Claudia Ohana) dorme por meses a fio, o coveiro Orestes (Claudio Marzo) conversa com os mortos como se estivesse numa mesa de bar. O ápice da novela é a cena em que Raimundo transforma Linda em ouro e tudo o que mais toca pela frente. Midas à brasileira! 

A deslumbrante abertura é embalada por Maria Bethânia tendo a música-tema homônima composta por Roberto Carlos. As imagens mostram a câmera subindo e descendo montanhas passando por vales e rios como se os telespectadores fossem os olhos da pantera. 

Curiosidades 

> Estreia de Murilo Benício. O ator teve sua participação valorizada no decorrer da trama com o simpático gago Fabrício. 

> A novela iria se chamar "Nova Califórinia", nome de um livro de Lima Barreto, onde foi extraído o personagem Raimundo Flamel. 

> Os autores homenagearam Lima Barreto. Otávio Augusto interpretou o poeta Afonso Henriques de Lima Barreto, que é o nome de batismo do escritor. 

> Giulia Gam e Edson Celulari já fizeram par romântico em outra novela de sucesso: "Que rei sou eu?" (1989). 

> A cidade cenográfica de Tubiacanga foi uma das maiores já construídas. A área tinha 30.000m2 e foi erguida em 45 dias, em Jacarepaguá, no terreno onde hoje fica o Projac. 

> A novela teve seu último capítulo exibido num sábado e consequentemente reprisado no domingo. Aguinaldo Silva esticou o folhetim para que pudesse terminar depois da final Copa do Mundo em 1994. 

> O cinema fictício de Tubiacanga anunciava a próxima atração: "Pátria minha", de Gilberto Braga, sucessora de "Fera ferida" no horário naquele ano. 

> As camisas sem gola usadas pelo protagonista, inspiradas no filme "Lawrence da Arábia" (1962), de David Lean, ganharam as ruas e chegaram a ser batizadas de "camisas Flamel". Usei muitas! 

Vale a pena rever! Horários: meia-noite e 13h30. 

> Fonte: site Teledramaturgia

Por Albinno Oliveira Grecco  –  albinnooliveira@hotmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Frederico

    Lembro da chatolina dick man que saiu da novela pra tropicaliente, o nome dela e do murilo apareciam no elenco de apoio, gostava das receitas de Ilca, inesquecível ela virando pra câmera como se estivesse apresentando um programa de TV, junto com Ataliba Timbó formaram um casal super charmoso, uma abertura linda, trilha sonora tbm. Mas essa novela não irei acompanhar, desde água viva durmo uma da manhã, quem tira meu sono só Gilberto Braga kkk