(Fotos: Divulgação)
"Caverna do dragão": Morena e Jéssica
não conseguem sair do cativeiro
Olá, galera. Aproveitando as férias, pude melhor observar o desempenho das três novelas da Rede Globo. Na coluna passada, falei sobre o que bombou e o que não bombou em 2012. Entre os piores do ano, ressaltei o fraco desempenho das tramas das 19 e 21h.
Entre conversas com amigos na academia, nas ruas e em redes sociais, o grande destaque vem sendo "Lado a lado". A trama das 18h vem conquistando principalmente os jovens. "O contexto histórico e político serve como importante pano de fundo no início do século como o surgimento do samba e outros acontecimentos, sobretudo o papel da mulher na sociedade", enfatiza uma estudante nas redes sociais.
Uma enorme decepção
"Guerra dos sexos", foi a única novela que nessa semana superou o seu recorde negativo. A trama de Sílvio de Abreu marcou apenas 19,5 pontos de média semanal. Uma tristeza. Ironicamente, a versão de 83 foi uma das maiores audiências já vistas até então. Silvio de Abreu meteu os pés pelas mãos.
O autor afirmou que seria uma nova novela. Não é o que está parecendo! É a mesma coisa de 1983! Uma enorme decepção para a Globo.
Chegou a 34 pontos
Apesar de "Salve Jorge" na véspera de Natal ter marcado seu menor índice até então, a novela cresceu nos outros dias, chegando a marcar 34 pontos. Fechou com a mesma média da semana anterior.
É notável que a autora Glória Perez está movimentando os núcleos paralelos, que até então estavam em stand-by, fator esse que desencadeia uma insatisfação como o excessivo número de personagens na história. Muito deles sem função na trama, como é o caso de Rosi Campos, Walderez de Barros, Ernani Moraes, Ana Beatriz Nogueira, Natália do Vale, Murilo Rosa, Elizângela (no capítulo de sábado ela apareceu!). Acredito que a partir deste mês a novela aumente seus índices.
Críticas e brincadeiras
As críticas e brincadeiras são inevitáveis. Algumas pessoas ainda não entendem o título da trama. Por que "Salve Jorge"? Onde estão os guerreiros como foi mencionado durante as chamadas. Outros internautas comparam a novela de Glória Perez com o famoso desenho "Caverna do dragão", numa alusão ao fato da mocinha (Morena) e sua nova amiga (Jéssica) e demais moças não conseguirem sair do cativeiro.
"Malhação", "Carrossel" e "Balacobaco" seguem com índices médios.
Abraços, galera.
Personagem do Dia
Perpétua (Joana Fomm) em "Tieta" (1989/90)