(Foto: Divulgação)
Odete Roitman ("Vale tudo") é uma
das personagens que estão no enredo
No Carnaval carioca de 2013, a Escola de Samba São Clemente trará em seu desfile uma série de personagens de novelas brasileiras que marcaram época na telinha, relembrando na Sapucaí as grandes tramas da telenovela brasileira. Grandes títulos e grandes autores serão mencionados no enredo. Não ficou confirmado se o enredo é patrocinado ou não, mas apenas as novelas da TV Globo serão representadas no desfile. A escola apresentará o enredo "Horário nobre (das 8 ou das 9, é sempre 10!)", sendo a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de Carnaval (11 de fevereiro) no Grupo Especial.
Segundo o carnavalesco Fábio Ricardo, "Horário nobre" terá um processo de pesquisa diferente do que se faz normalmente ao se construir uma história para o Carnaval. "Este ano vou pesquisar de uma maneira diferente. Tenho um microfone e uma câmera não mão. Vou para o corpo a corpo com o povão. Quero saber quais foram as novelas que mais marcaram a vida deles, seja para o lado positivo ou negativo. Vou andar da Central do Brasil a Bangu em busca da opinião das pessoas. Não vou dizer que é desafio, mas sim uma oportunidade única de dar ao povo aquilo que eles querem ver. Será muito satisfatório", disse Fabinho ao site "Carnavalesco".
Alguns dos destaques
Entre os personagens que estão no enredo, encontraremos Sassá Mutema ("O salvador da pátria"), Odete Roitman ("Vale tudo"), "Escrava Isaura", "O Rei do Gado", entre outros. A rainha da bateria da escola será Bruna Almeida e sua fantasia será a de Rainha do Nilo, que representa a personagem Tereza Cristina (Christiane Torloni), de "Fina estampa".
A novela "Avenida Brasil" será homenageada. A trama de João Emanuel Carneiro será tema da última ala do desfile. Os integrantes virão fantasiados de personagens do lixão.
Confira o samba-enredo
São Clemente - "Horário Nobre (das 8 ou das 9, é sempre 10!)"
Autores: Nelson Amatuzzi, Victor Alves, Floriano do Caranguejo, Sacadura Cabral, Guguinha, Fabio Portugal, Gabrielzinho Poeta
Intérprete: Igor Sorriso
Nem adianta me ligar agora
Eu estou grudado na tela
Antiga história de amor
Orgulho da gente
Ajeita a poltrona, chegou… São Clemente!
No espelho, a magia atravessa gerações
Está no ar a mística das grandes emoções
Coragem irmãos, que a viagem
Tem os dramas da vida que imita a arte
As lutas de um povo e suas bandeiras
Amores e risos por todas as partes
Dance bem, dance mal, dance sem parar
Roque quer sambar… Não é brinquedo não
Quero ouro, muito dez, Inshalá
O Astro na imagem da televisão
Bem lembro a me seduzir
A morena sensual Gabriela
Fogosa Tieta e a doce Isaura
Branca escrava, tão bela
Em Bole-Bole quem não viu?
Dona Redonda explodiu!
Segura a peruca, Perpétua
Odete, chegou sua hora
O Brasil parou! Quem matou?
Já vai terminar do jeito que eu quis
Vilão não tem vez, final feliz
Olha quem chegou, Sinhozinho Malta
Viúva Porcina sambando igual mulata
Milhões de imortais também presentes
Na tela da São Clemente
Abraços, galera.