(Fotos: Divulgação)
Novela narra o drama do casal Cristiano
e Simone (Francisco Cuoco e Regina Duarte)
Olá, galera. Quando uma boa história é contada, sempre será lembrada. Não importam os anos. E a prova viva disso é a novela "Selva de pedra". Após completar 40 anos (exibida originalmente de abril de 1972 a janeiro de 1973), a Globo Marcas está lançando um compacto em DVD com seis discos. Narra o drama do casal Cristiano e Simone (Francisco Cuoco e Regina Duarte).
A primeira versão do folhetim (houve um remake em 1986 com Fernanda Torres, Tony Ramos e Christiane Torloni como trio principal) é recordada até hoje. A trama marcou 100% de audiência em 1972. Um feito inédito e único na história das telenovelas. Conta-se que naquela ocasião a concorrência morreu. Todos os aparelhos estavam sintonizados na novela de Janete Clair. Sucesso retumbante.
Novela mobilizou o Brasil
Vamos à história: Por causa de uma acusação de assassinato, Cristiano Vilhena vê-se obrigado a fugir de sua cidadezinha natal. Ao seu lado, Simone Marques, uma jovem escultora que tenta subir na vida em meio à cidade grande. Chegando ao Rio de Janeiro, o rapaz se envolve com a rica Fernanda (a saudosa Dina Sfat), formando um triângulo amoroso. Depois disso, altos e baixos, encontros e separações marcavam o romance dos dois e mobilizavam o Brasil. "Selva" tinha um vilão antológico, Miro (Carlos Vereza), e atores de primeira. Além dos citados, entre outros, estavam Sônia Braga, Carlos Eduardo Dolabella, Arlete Salles, Dorinha Duval, Suzana Faini, Mário Lago, Gilberto Martinho, Neuza Amaral, Heloísa Helena, Edney Giovenazzi, enfim, uma lista comprida. E tem a inesquecível canção "Rockn roll lullaby", tornando-se um dos temas musicais mais marcantes da TV.
Na primeira versão, todos os aparelhos estavam sintonizados na novela de Janete Clair
"Selva de pedra é uma representante da era da inocência da televisão brasileira, em que o talento de seus profissionais se contrapunha aos parcos recursos técnicos da época e a um público muito diferente do de hoje em dia. Sob a vigilância do governo do Regime Militar, a TV evitava a dura realidade através de uma história extremamente sedutora e envolvente", cita Ismael Fernandes, em seu livro "Memória da telenovela brasileira".
Abraços, galera.
Box "Selva de pedra" - com seis discos, R$ 99. Fenômeno além dos tempos. Garanta já o seu
Fique Por Dentro
Dina Sfat viveu uma personagem inesquecível, a transtornada Fernanda
Em declarações aos veículos de comunicação da época, Dina Sfat chegou a desabafar dizendo que "Fernanda" exigiu dela até seus limites, em termos de tensão e desgaste físico. A atriz chegou a ser agredida nas ruas em função dos capítulos em que, no ápice da trama, a personagem Fernanda aprisiona Simone (Regina Duarte) em uma casa abandonada e quase a leva à morte.
> Fonte: Almanaque da TV