(Fotos: Divulgação)
José Mayer interpretou Dirceu de Castro
na novela "Senhora do destino", na Globo
Olá, galera. A coluna de hoje faz uma homenagem a esses homens e mulheres que sempre andam em busca de uma notícia impactante. Seja qual for a reportagem, lá estão eles, munidos de microfone, gravador, caderninho e caneta. A data é comemorada em 16 de fevereiro.
Um pouco sobre a profissão
Na carreira de jornalismo, dependendo do perfil do profissional, ele pode se especializar em diferentes áreas como: repórter, redator, assessor de imprensa, repórter investigativo, editor, pauteiro (pesquisa assunto para as reportagens), chefe de reportagem, redator chefe e âncora (apresentador de telejornal), sendo esse responsável por buscar, investigar e redigir as notícias e transmiti-la, por meio das diferentes mídias (jornais, revistas, internet, televisão) à população. O profissional em questão trabalha em todo o processo de produção das notícias: investigação, apuração, organização, resumo e redação.
"Repórteres de mentirinha"
As telenovelas já nos presentearam com alguns desses "repórteres de mentirinha", sempre no afã de um furo jornalístico, causando conflito com demais personagens. Uns amados e outros odiados. Vamos relembrar alguns deles:
Dirceu de Castro - José Mayer ("Senhora do destino", 2004)
Marcela Coutinho - Suzana Pires ("Fina estampa", 2011)
Diana Rodrigues - Carolina Dieckmann ("Passione", 2010)
Kléber Damaceno - Cassio Gabus Mendes ("Insensato coração", 2011)
Amélia Bicudo - Cissa Guimarães ("Um sonho a mais", 1985)
Alberta Peçanha - Claudia Jimenez ("A vida alheia", 2010)
> Fonte: Wikipedia
Parabéns a todos esses profissionais. Abraços, galera.