(Fotos: Divulgação)
Maneco: "Não penso em aposentadoria"
Olá, galera. A teledramaturgia está em festa nesta semana. A coluna "Fique de Olho" presta uma homenagem a um dos grandes e queridos novelistas da Rede Globo. O autor Manoel Carlos comemora seus 80 anos com muita vitalidade e disposição para mais uma novela. "Não penso em aposentadoria", brinca o "pai das Helenas" em uma entrevista.
Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, mais conhecido apenas como Manoel Carlos ou simplesmente Maneco, nasceu em São Paulo em 1933. Seus trabalhos são conhecidos por retratar a sociedade carioca contemporânea, principalmente no bairro do Leblon. É pai da atriz Júlia Almeida e de uma de suas colaboradoras, Maria Carolina.
Um dos pioneiros da televisão brasileira
Iniciou sua carreira na década de 50, fez parte Grande Teatro Tupi, na extinta TV Tupi. Dirigiu e produziu programas como a "Família Trapo", exibida na Rede Record no fim dos anos 60 como "Esta noite se improvisa", "O fino da bossa" (com Elis Regina) e a primeira fase do "Fantástico", entre 1973 e 1976.
Autor de folhetins que marcaram época como "Felicidade", "História de amor", "Por amor", "Laços de família" e "Mulheres apaixonadas", foi ele quem levou para a casa do brasileiro o bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Todo apaixonado por teledramaturgia já percorreu as ruas do famoso bairro carioca na companhia de suas fortes e arrebatadoras "Helenas". O novelista também é recordista em tratar assuntos e temas polêmicos, além de campanhas sociais em suas tramas.
Como tudo começou
Regina Duarte, Maitê Proença, Christiane Torloni, Vera Fischer,
Taís Araújo e Lílian Lemmertz foram as "Helenas" de Maneco
A primeira novela de Maneco foi "Maria, Maria" seguida por "A sucessora", ambas de adaptações literárias. Em 1982 escreve "Baila comigo", seu primeiro sucesso no horário das 20h, tendo a primeira "Helena" interpretada pela saudosa Lilian Lemmertz.
Segundo o autor, essa preferência pelo nome não se deve a nenhuma "Helena" em especial. É apenas um nome que lhe passa a imagem de mulher forte, decidida, como a Helena de Tróia. Somente em "Sol de verão" e "Novo amor" (Rede Manchete), o autor não incluiu uma Helena em sua história. Lílian Lemmertz, Maitê Proença, Regina Duarte, Vera Fischer e Christiane Torloni foram as "Helenas" de Maneco. Taís Araújo foi a última a interpretar a famosa protagonista em "Viver a vida" (2009). Por meio de seu Twitter oficial, ele anunciou que sua próxima Helena será a atriz Julia Lemmertz e que também será a última. A novela ainda sem nome definido estreará em janeiro de 2014.
Curiosidades sobre o autor
Escolhida: Julia Lemmertz interpretará a próxima Helena de Manoel Carlos
> Manoel Carlos escreveu para a Rede Globo duas minisséries de grande repercussão como "Presença de Anita" e "Maysa - Quando fala o coração".
> Outros nomes constantes em seus trabalhos são Marta, Eduarda, Luciana, Alice, Raquel, Clara, Rafaela, Sandra, Marcos, Miguel, Gracinha, Ingrid, Onofre e Dr. Moretti, esse último, o médico que, segundo ele, salvou sua vida, além de Rita de Cássia, sua santa de devoção.
> Em suas novelas são marcantes trilhas sonoras com grandes sucessos da bossa nova, como "Sei lá... A vida sempre tem razão" ("Viver a vida"), "Wave" "(Páginas da vida"), "Corcovado" ("Laços de família") e "Pela luz dos olhos teus" ("Mulheres apaixonadas").
> Os atores Tony Ramos, José Mayer, Umberto Magnani, Lília Cabral, Helena Ranaldi, Natália do Vale, Regiane Alves, Regina Duarte, Vivianne Pasmanter e Carolina Dieckmann são uns dos artistas prediletos de Manoel Carlos, todos já estiveram em mais de três novelas do autor.
> Em entrevistas, a mulher do dramaturgo, Beth Almeida, fala sobre a nova e última produção do autor: "Vai ter como norte o dia a dia dos brasileiros, coisas verossímeis que realmente podem acontecer em nossas vidas". Agora é só aguardar a estreia, que promete ser um sucesso.
Um excelente autor. Parabéns, Maneco.
> Fonte: Wikipedia, G1, Pure People.