(Foto Ilustrativa)
Existem modelos para todos
os gostos e todas as utilidades
Sayuri Matsuo
A compra de motos vem crescendo muito no país, devido ao fato de serem mais práticas, baratas e geralmente ter um gasto de consumo muito menor do que os carros. Além de ser usada como transporte, a moto também pode ser utilizada para passeio, esporte e serviço. Existem modelos para todos os gostos e todas as utilidades.
As gran-turismo são motos feitas para pessoas que gostam de viajar e possuem diversos acessórios que geram um maior conforto. São maiores e têm bolsas laterais para levar roupas, o que desejar. A capacidade do tanque delas é maior e podem até possuir sistema de ar-condicionado e de som, dependendo do modelo. O mais famoso nesse estilo são as Harley-Davidson.
Custom é um modelo de moto pouco utilizado no Brasil. Nele os garfos dianteiros são um pouco inclinados para frente. Esse estilo de moto dá preferência para o conforto ao invés da velocidade e também são ótimos para viagens.
As chopper também têm os garfos da frente inclinados, mas, além disso, são alongados e o guidão é alto. Esse estilo é bem famoso nos Estados Unidos e geralmente não possuem acento de passageiros.
As esportivas são uma das motos mais desejadas por pessoas apaixonadas por velocidade. Elas têm um design diferente, que é aerodinâmico, para conseguir uma maior velocidade e curvas mais precisas. Algumas chegam a alcançar 310 Km/h e são usadas em competições. Das comerciais, a mais famosa é a Ninja Kawasaki, que vem se popularizando muito no país.
Fun bike são motos que podem ser usadas tanto em asfalto quanto em terrenos de terra, possuem um bom conforto e são para todas as ocasiões, a mais conhecida dessa categoria é a Falcon, da moto Honda.
Naked são as que mais vemos no trânsito, têm um bom desempenho e são boas para andar entre os carros nas cidades.
Off-road são as motocross, motos especializadas em terra que servem para fazer rally e uma ótima autonomia para terrenos em que é difícil achar algum lugar para abastecer.
Scooters são motos pequenas que geralmente têm o câmbio automático e são úteis para pessoas que só procuram um meio de se locomover até o serviço, evitando o trânsito das cidades grandes. Possuem bagageiro que cabem até dois capacetes e são muito econômicas.
Além dessas, existem alguns outros modelos, como os quadriciclos e triciclos, que têm quatro ou três rodas. As motos podem abranger todos os gostos e necessidades, basta apenas experimentar e conhecer todas para ver qual mais se adapta ao que você precisa.
> Sayuri Matsuo é apaixonada por velocidade e automobilismo, paixão que se estendeu para as motos