(Foto Ilustrativa)
É importante ficar de olho em sinais que possam indicar a necessidade de uma avaliação imediata
É de suma importância realizar uma boa higiene bucal, mantendo esse cuidado diário em todas as idades. Contudo, devido às mudanças que ocorrem no corpo, isso se mostra ainda mais necessário para os idosos, demandando manutenções preventivas para manter uma boa saúde bucal. Deste modo, para os idosos, a atenção e os cuidados devem ser reforçados, pois existem diversos fatores que corroboram para o desgaste dos dentes e da gengiva, sendo comum a ocorrência de pessoas da terceira idade que já realizaram um implante dentário ou apresentam mais sensibilidade.
Ademais, é importante ficar de olho em sinais que possam indicar a necessidade de uma avaliação imediata, ou ainda, para prevenir de futuras doenças, sendo os principais fatores de atenção:
. Feridas bucais;
. Gengivas com sangramento;
. Desconforto ou dor local;
. Dificuldade de realizar a mastigação;
. Dores ao realizar a higiene oral.
Para evitar que os problemas que trouxeram tais sintomas se alastrem e para controlar as condições, o cuidado diário e o acompanhamento se faz necessário. Por isso, separamos abaixo alguns dos principais hábitos para manter a saúde bucal na terceira idade.
Constante hidratação
Se manter hidratado, independentemente da idade ou em qual for a ocasião, nunca é demais. Apesar disso, esse hábito pode ser muito vantajoso, pois a constante hidratação também auxilia na produção de saliva que, consequentemente, reduz a quantidade de bactérias e regula o pH bucal.
Alimentação saudável
Desde a infância, um hábito fundamental para a saúde é consumir alimentos ricos em nutrientes benéficos para o corpo. Também é recomendado não exagerar quando for comer açúcar, pois como já é de conhecimento geral, muito açúcar leva a grandes consequências bucais, como a cárie e inflamação, bem como pode agravar quadros de diabetes.
Limpeza de prótese após a refeição
Assim como ocorre com o aparelho dentário, as próteses removíveis, como é o caso da dentadura e de alguns overdenture, precisam ser higienizadas adequadamente ao serem removidas ou colocadas na boca. Por isso, é de extrema importância escovar a prótese após cada refeição, a fim de deixá-la sempre higienizada, e deixá-la em uma solução no período da noite.
Manutenção dentária
Por mais que a escovação e a saúde dentária sejam obrigação individual, é muito pertinente manter a manutenção dentária em dia e as visitas regulares com o dentista. Isso porque, caso haja algum imprevisto, ou exista a necessidade de algum procedimento, bem como o desejo de melhorar o sorriso por meio de um clareamento dental, o processo é facilitado, havendo um melhor controle da saúde bucal como um todo.
Utilização de escovas específicas
Seja diretamente na boca, limpando o céu da boca, gengiva e a língua, ou na prótese, é recomendado que o movimento de escovação seja adequado e que o produto usado seja de cerdas macias, de modo a preservar a integridade da gengiva e tecidos moles. Já no caso de haver o uso de algum procedimento, como a extração de dente, a inclusão de produtos complementares pode ser necessária.
Exemplos de doenças e como tratá-las
A xerostomia, conhecida popularmente como boca seca, é uma das doenças que mais afetam os idosos e pode ser causada pela utilização contínua de remédios, potencializando o risco de infecção bucal. É recomendado, nesse caso, estimular a salivação, mascando chicletes sem açúcar, bebendo água de forma mais regular e, se necessário, utilizar fórmulas passadas pelo profissional.
Também é necessário ter cuidado com o câncer bucal que, por mais que seja possível ter em qualquer idade, acaba acometendo, principalmente, pessoas mais velhas. Essa doença pode ser causada por diversos motivos, mas principalmente pelo consumo de cigarro e de bebidas alcoólicas e da má higienização oral. Assim, é recomendado evitar o consumo de tais produtos e, caso seja identificado algum problema, recorrer ao profissional para uma avaliação mais aprofundada.
Ademais, uma das doenças mais comuns que podem acometer a terceira idade é a gengivite. Em casos mais graves, mesmo que não seja frequente, pode acarretar a perda dentária. Desse modo, como qualquer outra doença, é preciso manter boas práticas diárias para reduzir os riscos, como a escovação na área da gengiva com extrema eficácia e constância, para prevenir que ela se agrave.
Importância da saúde bucal e contínuo acompanhamento
Como foi visto, é extremamente recomendado que o idoso receba acompanhamento médico para sua plena saúde e, havendo o controle da condição oral, é possível recorrer aos tratamentos estéticos, como a colocação da faceta nos dentes. Além disso, é interessante cuidar diariamente das estruturas - havendo ou não procedimentos estéticos - para fortalecê-las, principalmente se houver alguma doença crônica que pode fragilizar todo o organismo.
> Artigo escrito com informações dos profissionais linkados no texto.